Olá visitante do blog iPhone Brasil...
Você deve ser um dos muitos visitantes que estão preocupados com a nova medida da Anatel em tentar bloquear celulares não homologados no país.
Como ficará a situação de quem compra seu iPhone no exterior?
Deixarão de funcionar?
Com certeza essas são perguntas comuns em todos os visitantes deste post, e para isso irei explicar tudo e tentarei tirar essas dúvidas.
A medida da Anatel tem por objetivo impedir que sejam vendidos aparelhos piratas sem homologação nenhuma, que podem colocar em risco a saúde dos usuários. Por isso, a agência está implementando um sistema que fará com que celulares sem homologação deixem de funcionar com operadoras brasileiras.
Mas quem comprou o iPhone no exterior, como faz ficará sem funcionar?
Isso não significa que só aparelhos vendidos no Brasil funcionarão. Se assim fosse , a Copa e as Olimpíadas seriam uma loucura , ou caus, com os turista estrangeiros sem poder usar seus próprios celulares.
A Anatel fará de tudo para bloquear somente aqueles aparelhos de baixa qualidade e sem homologação nenhuma, comprados no mercado pirata ou paralelo.
Este controle será feito pelo IMEI, que é o identificador único de cada aparelho celular.
Mas a grande dúvida infelizmente ainda não sei responder, ou seja como ficarão modelos que são diferentes daqueles homologados pela Anatel, como e o caso do iPhone 5s comprado nos EUA?
Por enquanto, a Anatel não irá bloquear nenhum aparelho celular. Nos próximos 6 meses. ela irá coletar o IMEI dos usuários através do SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos), para fazer um levantamento de quantos aparelhos celulares irregulares são usados hoje no país. Só a partir de setembro é que ela começará a bloquear novos aparelhos que ativarem novas linhas. Ou seja o celular que você esta utilizando hoje não deixará de funcionar.
É possível sim que em um futuro próximo quando se lançar o iPhone 6 encontre problemas no Brasil para modelos vendidos em outros países que sejam diferentes dos modelos homologados no Brasil pela Anatel. Hoje, apenas alguns países da Europa, Oriente Médio e Chile vendem o mesmo modelo que o vendido em território nacional (veja a lista completa desses países clique aqui).
Outros lugares, como os Estados Unidos, o modelo é diferente, apesar do aparelho em si ser o mesmo. Não seria muito justo a Anatel bloquear modelos seguros e certificados por outros países, com os mesmo argumentos e propósitos usados para os inseguros e piratas.
Vamos aguardar até setembro para saber realmente como será concluída esta história e na medida que aparecer alguma notícia nova a postarei para todos ficarem sempre bem informado e tranquilo do que pode ou não pode acontecer.
Participem deixem seus comentários, cadastrem seu e-mail no feed do blog e fique sem atualizado com avisos em sua caixa de e-mail de novidades do nosso blog. Aproveitem ajudem a divulgar o blog indicando aos seus amigos.
Obrigado e até o próximo post.